terça-feira, 5 de julho de 2011

Lista de desejos para o devir (o futuro é agora).

Antes de falar dos desejos, vou falar um pouco de Melancolia e Saudade. Acredito que a melancolia é algo inerente a nós todos, afinal, não estamos exatamente no paraíso...e também não creio que precisamos transformar nossa estada por aqui em um inferno, em um tormento sem fim. Uma vez, há anos, ouvi em algum lugar de um jovem poeta que a tristeza tem sua beleza, e é verdade. Mas tem a beleza de uma sereia, devemos tomar cuidado para não ir mar a dentro seduzidos pelo seu canto...

A Melancolia anda me visitando ultimamente, e eu olho para ela com olhos complacentes e digo: "Melancolia, você é bela, mas pesada demais para estar ao meu lado o tempo todo...me deixe seguir e vá dar uma volta por outras almas sensíveis, mas não vitimize ninguém". Posso parecer louca, mas essa é a sina dos que sentem tudo à flor da pele.

Quero, e muito, a Alegria dos dias ensolarados, ainda que chova, que faça frio...quero minha alma ensolarada. Quero luz. Esperança. Vida. Saúde. Risada. Amigos de verdade mais perto de mim. Quero omeletes fininhos com a borda crocante...quero tanto e tão pouco, esse pouco que para mim é tudo...

Para o devir, eis um pouco mais em "minha lista", se não for pedir demais da Vida:

.Saúde.
.Alegria
.Minha mãe
.Minha filha, sempre!!!
.Amor em seu sentido pleno
.Transparência nas relações humanas
.Coragem para seguir meu caminho
.Não perder minha capacidade de perdoar
.Ser perdoada, feita de imperfeições que sou como qualquer pessoa
.Música
.Palavras doces
.Virar minha melhor companhia
.Abraçar velhos amigos
.Ser a melhor mãe que eu puder ser
.Estar em paz com minha condição feminina
.Abrir mão de velhas mágoas (dizem que a mágoa é um veneno que bebemos esperando que o outro morra. Uma metáfora, claro)
.Dançar mais, eu amo dançar, nem que seja em minha sala com mais chão do que mobílias.
.Viajar
.Sonhar sonhos bons...
.Confiança
.Cheiro de mar e de flores...

Isso é o que me ocorre por hora. E sobre a Saudade...ela é aquela que anda de mãos dadas com a melancolia. Aquela que senta ao meu lado quando pego um ônibus e ao olhar pela janela me inundo de lembranças...a Saudade não é má...ela me lembra que tenho histórias que me contam que meu Existir, até aqui, não foi em vão. Hoje é um dia repleto de saudades e lembranças. E é por isso que vou botar em pratica alguns dos itens da minha lista de desejos: Vou me levar para passear, me dar carinho e rever velhos amigos...quero celebrar a benção de estar viva.

Um comentário:

  1. Li uma vez uma frase e não lembro de quem é a autoria mas ela diz tudo:" Saudade é também presença, é a presença da ausência". Acredito que a saudade que muitas vezes dói é aquela mesma saudade que nos faz sorrir, sorrimos ao lembrar de momentos gostosos que passamos ao lado de grandes amigos, sorrimos quando lembramos de piadas contadas por amigos , sentados na sala, numa noite que faltou luz em casa, sorrimos ao lembrar de como fomos tão bobinhas qd tínhamos 15 anos e éramos "aborrecentes", enfim....Sorrimos e ao mesmo tempo temos saudades dessas pessoas e desses momentos.Lógico que a saudade também , em alguns momentos, vem de mãos dadas com a melancolia, e é neste momento que devemos ter força, ter fé que tudo na vida passa....Algumas situações nunca serão esquecidas, mas sim, vamos sobreviver a elas, estamos neste MUNDO pra isso, oras.....E é neste momento que temos de fazer a coisinha mais importante , que deve ser considerado nosso "dever de casa": CUIDAR DE NÓS MESMAS COM MUITO MUITO CARINHO.

    ResponderExcluir