domingo, 2 de outubro de 2011

" Meu 3 Oitão está chegando!"

arquivo pessoal


Então...meu 38 está a caminho. Eu, mesmo que não possa parecer, sou bem da paz, portanto falo de meus trinta e oito anos de vida, e não de uma arma letal.


Vejo que cheguei a um ponto onde balanços minuciosos do que vivi não são lá muito úteis, mas enfim...entre perdas e danos, é difícil encontrar um equilíbrio. Fico com a sensação boa de ser mãe de quem sou...só isso já faz valer a pena. Há quem diga que inferno astral é uma bobagem, mas tenho minhas dúvidas...para mim, está servindo para por cada coisa em seu lugar, ou pelo menos tentar...ou mais: redimensionar meu demasiado Sentir. Sinto demais...sinto muito, em qualquer sentido que se queira entender esse "sinto muito"...


Não tenho mais paciência para me desculpar de tudo...pedir desculpas é cansativo, e raramente adianta. Estava de um jeito que, mais um pouco, pediria desculpas por estar aqui...e gosto, acreditem, de estar aqui, ainda buscando algum sentido nisso, que diga respeito só a mim.


Nasci em 9 de outubro de 1973, as 19 horas sob o céu carioca da praça Mauá (Pró-Matre, onde, vejam que interessante, foi onde também dei à luz minha filha). Ascendente em touro, lua em peixes. Me corrija alguém que entenda de mapas se eu estiver errada. Filha de Elizabeth, a mulher mais linda que já conheci. E falo com isenção. Linda mesmo. Quis o destino, que não foi lá muito gentil com nós duas, que "crescêssemos" a uma relativa distância, mas que fique claro: Elizabeth nunca me abandonou. Certas renúncias, por falta de uma palavra melhor, são atos de um Amor extremo. Ela sempre deu um jeito de estar por perto...e era uma "menina" de vinte anos. Passei anos tentando me encaixar nas expectativas, principalmente as acadêmicas, daqueles que me "criaram"  e "reinam" em minha carteira de identidade muito mais que em minha Vida propriamente dita.


Estou transitando entre o alegre e o triste, e não há aqui uma "confissão pública" de bipolaridade (como se essa condição pudesse ser um crime...conheço bipolares absolutamente geniais em pensamentos e ações.), mas de minha condição humana...não acho que teria como me sentir de outra forma...


Vou tentar não me estender demais, afinal, a maioria dos que vão ler isso nem me conhece. E Mário Quintana já dizia sabiamente: "O pior de nossos problemas é que ninguém tem nada com isso". Melhor assim.


Há mais ou menos dois dias, ouvi da boca de uma "irmã" com a qual fui criada e cujo sobrenome na identidade é o mesmo, que não passo de uma "irrealizada", "recalcada", "língua afiada", "que ela sabia que a paz não duraria"...eu também sabia, mas tentei uma chance à paz. A paz só dura se me calo em absoluto, e isso, realmente não consigo. Esses adjetivos partem da necessidade de me comparar aos demais membros da família, colecionadores de "lindos diplomas", embora isso não fosse o tema da tentativa de diálogo. É comum isso acontecer quando peço algum tipo de socorro. Devo aprender a pedir socorro à D-us e ponto. 
Claro que estou magoada...e quero de aniversário a capacidade de sepultar metaforicamente o impacto dessa figuras em minha caminhada. Busco renovação...que uma nova pele se componha sobre minha casca "craquelada". E não falo da grande tatuagem, mas de novas células. É isso que me importa. Os dias que virão me importam. Hoje importa mais que tudo...é nele que desenho o amanhã e a possibilidade de sentimentos mais amenos.


Em tempo, não visto de jeito nenhum os adjetivos com os quais minha "irmãzinha Tonelli" me presenteou com a ânsia de quem não sabe esperar para entregar "um embrulho". No caso, o que ela "embrulhou", como tantas vezes em nossa história, foi apenas meu estômago diminuto. Que ela encontre a paz sem tentar subtrair a minha...e nesse caso, só depende de mim.


Conheço o preço de não ter me encaixado no senso comum, e quem me conhece, sabe que não foi uma escolha. Mesmo não publicada (de forma autoral, diga-se de passagem- eu que sabiamente "abandonei" minha vida de ghost- writer para imprimir minhas próprias histórias e estórias!), sou uma escritora e quero tomar posse disso, sem concessões aos pudores alheios. Não estou nessa para ferir ninguém. Tampouco para me deixar ferir. Não vou me consumir em chamas feito carvão por não caber naquilo que querem que eu seja...estou achando meu caminho. Pode ter curvas e ser irregular, mas nas margens vejo flores e borboletas ao meu lado. E como não dizer, a Alegria, que atende pelo nome de Letícia e caminha de mãos dadas comigo...minha filha, minha semente, cuja expectativa sobre ela se resume em Felicidade. 


Um dia eu disse que gostaria de ser outonal, mas já que me foi dada a Primavera como boas vindas, vou tirar o que de melhor há nisso. Adoro flores e limonadas...E também a voz de grandes Divas ecoando em meus ouvidos. E ainda meus poucos e maravilhosos amigos...mesmo os que estão recolhidos, sei que torcem por mim! 


Dezembro está chegando...e com ele, o colo de Elizabeth...meu colo vitalício...Ela que também só desejou que eu fosse feliz! E deseja ainda! (Mãe, te amo!)

Do meu Baú das Lindas lembranças.


Claudia Cristina.


October Song
Tradução de "October Song"
    • Canção de Outubro


      Hoje o meu pássaro voou
      Para encontrar um azulão.
      À luz das estrelas, antes que ela voasse
      Eu cantei uma canção de pássaros toda noite
      Eu cantei uma canção toda noite
      Cantei para minha Ava toda noite.

      Ava era a manhã,e agora ela se foi
      Ela nasceu de novo como Sarah Vaughan
      No santuário ela encontrou
      Pássaros voando com seu doce som
      E Ava voa no paraíso
      E Ava voa no paraíso

      Eu acordei na minha cama
      Com a dor disparando em minha cabeça
      Pássaro do amor, meu doce pássaro
      Falou até não poder ser ouvida
      Ela falou até não poder ser ouvida
      Ela simplesmente parou de cantar

      Ava era a manhã,e agora ela se foi
      Ela nasceu de novo como Sarah Vaughan
      No santuário ela encontrou
      Pássaros voando com seu doce som
      E Ava voa no paraíso.
      E Ava voa no paraíso.

      Ava era a manhã,e agora ela se foi
      Ela nasceu de novo como Sarah Vaughan
      No santuário ela encontrou
      Pássaros voando com seu doce som
      E Ava voa no paraíso.
      E Ava voa no paraíso.
      Ela voa no paraíso.

9 comentários:

  1. Outubro é nosso!!!

    Você faz aniversário no mesmo dia do meu irmão. Meu dia é 26, escorpião com ascendente em peixes e lua em touro - intensidade a MIL!!!!
    Parabéns pra nós!

    Beijos n'alma!

    ResponderExcluir
  2. Claudi(nh)a... não vou me expressar aqui, por que creio que é um momento seu. Estou te mandando em off Ok. Aqui só lhe digo Parabéns1
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. No "por que" entenda-se Porquê (essa minha mania de escrever e não ler um dia me mata.

    ResponderExcluir
  4. Claudinha, minha amiga ( distante fisicamente mas tão próxima afetivamente), depois de me emocionar com seu post, com sua estória, com a nossa Diva cantando a música de SEU OUTUBRO, só posso dizer o quanto me sinto bem simplesmente em saber que vc está aí, que vc está aí para quando eu precisar, vc faz aniversário mas o presente quem ganha somos nós por ter vc, uma pessoa tãi linda e VERDADEIRA perto da gente. Queria muito estar FISICAMENTE no dia 09.10 com vc, mas pode ter certeza que estarei presente em alma, aí do seu ladinho e do lado da linda bailarina. Beijos e só vejo coisas doces se aproximando em sua vida!GI

    ResponderExcluir
  5. Cara Claudia, você está chegando aos 38 em ótima forma. Redescobertas, reconquistas, reafirmações. Uma filha fantástica, uma mãe que seguramente é a que "vc pediria a deus se pudesse". Para todas as suas decisões, você possui plena capacidade para adotar as mais adequadas para você e para o momento. Se restar alguma dúvida, as pessoas para quem você é efetivamente querida, nós estamos por perto. "As ameaças e as guerras havemos de atravessá-las rompê-las ao meio" (Maiakovski, infalível). Saca aquela "a caravana passa"?
    bjks.
    PS: desculpe meu depoimento pessoal, não me ocorreu fazer diferente.

    ResponderExcluir
  6. Uau. Golpes fortes, hein!

    Voltarei.

    Passeie lá na minha laje quando puder:

    http://devaneiosedescaramentos.blogspot.com/

    Saudações!

    ResponderExcluir